Espaço que divulga e debate meu trabalho na arte das imagens em movimento e no Festival Santa Maria Vídeo e Cinema - SMVC. Blog de divulgação do cinema, cineclubismo e compartilhamento de vídeos. Obrigado por participar e interagir. Mantenho ainda os blogs: gremiodabocadomonte.blogspot.com / projetordepalavras.blogspot.com e refletircineclubismoecinema.blogspot.com
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Todos unidos pelo Inter de Santa Maria
(Foto de Paulo Henrique Teixeira, em 29 de setembro de 2007, no jogo que levou o Inter de Santa Maria à Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho)
Foi uma vitória emocionante a do último domingo, 06 de abril. O Inter-SM está entre os quatro finalistas do Campeonato Gaúcho 2008. Esse é um fato histórico para a cidade coração do estado do Rio Grande do Sul. Tamanha façanha só foi conseguida em 1981 com o timaço que chegou ao terceiro lugar daquele ano, sendo o Campeão do Interior.
O desempenho da equipe santa-mariense, liderada pelo técnico Paulo Porto, fez jus a campanha que vem fazendo na série A do Gaúcho. A movimentação, toque de bola e a distribuição tática do time contra o Sapucaiense foi semelhante a apresentada contra o Juventude, também em Santa Maria, ainda pelo returno da primeira fase.
O time está com muita garra. Isso, alidado a técnica apresentada pelos atletas faz a equipe ter um estilo próprio. É um jeito de jogar de time vencedor. Desses que a gente confia.Que a gente sabe que a qualquer hora irá fazer um gol. Do primeiro ao último minuto a certeza do gol está sempre presente. Somado a tudo isso uma torcida entusiasmada nas arquibancadas e cadeiras do Presidente Vargas. Há muito não se via o estádio tantas vezes lotado.
Que todos se unam mais uma vez. Que a cidade toda se mobilize para as decisões que vem por aí. Assim como aconteceu no jogo contra o Pelotas, em 2007, na partida decisiva que levou a agremiação santa-mariense à primeira divisão.
Mas também gostaria de destacar outro assunto. Conheço vários gremistas e colorados que torçem em primeiro lugar para o Inter-SM. Assim como conheço tantos outros que preferem, em primeiro lugar, torcer para sua equipe na capital.
Não sou a favor de campanhas anti isso ou aquilo. Prefiro que cada um decida o que vai fazer. E a campanha das camisetas gremistas e colorados da Baixada foi uma grande idéia.
Mas uma coisa é certa. Muitos gremistas e colorados irão na próxima terça-feira, 15 de abril, a Caxias do Sul, torcer pelo Inter-SM, contra o Juventude. Assim como vão lotar o Presidente Vargas no jogo de volta. Assim, sempre é bom lembrar que a rivalidade Grenal deve ficar de fora disso.
Sei que isso faz parte da história gaúcha. Aqui sempre fomos chimangos ou maragatos. Gremistas ou colorados.
No estádio do Inter-SM já assisti jogos em que gremistas tocavam flauta em colorados e vice-versa. Faz parte. Mas agora o que vale é o Inter-SM.
No último domingo, aqui em Santa Maria, alguns torcedores do Inter de Porto Alegre se esqueceram que estavam no Presidente Vargas. Pareciam estar no Beira Rio. E muitas vezes antes e durante o jogo muitos torcedores se preocuparam mais em cantar a derrota do Grêmio frente ao Juventude, do que se envolver e se encantar com a vitória da equipe santa-mariense.
Até pode ser que a torcida para o Juventude contra o Grêmio tenha sido motivada pela vontade de não enfrentar o tricolor na semi-final. Isso é completamente compreensível para quem deseja chegar na final e torce para o Inter-SM. Mas uma parcela de torcedores preferiu a famosa “corneta”. Esqueceram que haviam muitos torcedores gremistas presentes ao jogo torcendo muito pelo Inter-SM. Me enquadro aí. Sou torcedor do Grêmio. E, torço para o de Inter-SM.
Brincadeiras e a famosa “flauta” fazem parte do futebol. É compreensível. Mas o que estava em jogo no domingo era a classificação do Inter-SM. Equipe que tem torcedores colorados e gremistas. E que teve muitos méritos durante seus oitenta anos de história para conquistar esses torcedores.
O estádio Presidente Vargas é de todos. Quando abre seus portões recebe os torcedores do Inter-SM. Obviamente que uma imensa maioria também torcedora do Inter de Porto Alegre ou do Grêmio. Mas quando os portões da Baixada são abertos todos estão lá, de forma democrática e transparante, para cantar Santa Maria e torcer para o Inter daqui.
Todos ao Presidente Vargas. O Estádio do Inter de Santa Maria. Todos torcendo. Passando pelo Juventude será um feito único e inesquecível. Pela primeira vez em sua história o Inter-SM disputará a final do Campeonato Gaúcho. E com grandes chances de se sagrar Campeão! Isso para a cidade, está acima de qualquer outro tipo de disputa. Salve o Inter de Santa Maria!!!