Mais uma vez divido aqui algo muito especial e pessoal.
Começou ontem, domingo, a edição 2008 do Festival de Cinema de Gramado. Nesse ano o festival da serra gaúcha ganha uma atenção especial para os santa-marienses de coração ou nascimento.
Na quinta-feira, 14 de agosto, às 14h, na sala de cinema do Palácio dos Festivais acontece a premerie do longa-metragem "Manhã Transfigurada", do cineasta Sergio Assis Brasil, falecido no final do ano passado. Será um momento de emoção ver na tela a obra que veio coroar a trajetória do Sergio, no cinema.
Entre tantas realizações e atividades ele, que atuou em cinema, rádio e tv, foi o idealizador, em 1995, na UFSM, da criação da TV Campus, primeira emissora de televisão de uma Universidade Federal do interior do país.
Tive a honra de ser convidado pelo Sergio, para integrar a primeira equipe da TV Campus. O convite veio após ter sido seu aluno em curso de extensão da Universidade, na área audiovisual. Naquele ano, eu era um estudante de Administração da UFSM, um cineclubista iniciante e um apaixonado por cinema.
Após o curso tive a certeza de que, em algum dia, aquela paixão ganharia voracidade e seria essencial em minha vida. Naquele primeiro contato com uma equipe de TV, também foram fundamentais para mim a Martha Marchesan e o Carlos Eduardo Sampaio, que começavam - juntamente com o Sergio - a produzir os primeiros programas daquele novo espaço na tv santa-mariense.
Depois de alguns anos tive a oportunidade de trabalhar como segundo assistente de direção no "Manhã Transfigurada" a convite do Sergio e do Álvaro de Carvalho Neto, produtor executivo do filme.
Por tudo isso na próxima quinta-feira assistir ao filme do saudoso amigo Sergio será um momento de muita emoção, saudade e alegria por ver seu "Manhã Transfigurada" na telona de Gramado. Isso tudo se soma ao fato do filme ser exibido no mesmo dia em que o "Fome de Quê?", curta-metragem que dirigi, participa da Mostra Gaúcha - Prêmio Assembléia Legislativa, no Centro Municipal de Cultura.
Essas coincidências que o destino nos apresenta são surpreendentes e avassaladoras. Ter um curta que dirigi exibido no mesmo dia do lançamento do longa do diretor que foi responsável pelo início de minha vida no audiovisual é emblemático. Na próxima quinta-feira, 14 de agosto, saudade e emoção estarão para sempre marcadas em minha mente.
Segue o trailer do filme Manhã Transfigurada.