Cineclube Lanterninha Aurélio apresenta: uma fuga da ditadura argentina
O Cineclube Lanterninha Aurélio seguindo com o ciclo “Entre golpes (d)e estado”, exibe nesta quarta, dia 13, Crônica de uma Fuga (2006), com direção de Adrián Caetano. O filme aborda o período de ditadura na Argentina, sob a ótica de quem sofreu os danos da situação política vigente. 'Crônica de uma fuga' é visto como um thriller, por vezes pesado e visceral. Baseado em "Pase Libre - La Fuga de la Mansión Seré", escrito por Claudio Tamburrini, o filme aborda os anos da ditadura argentina, de 1976 a 1983.
O ciclo “Entre golpes (d)e estado” é uma parceria com o Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. Nesta quarta, o comentário acerca do filme será de Gilvan Dockhorn, professor da UFSM e UDESSM.
Sinopse
Crônica de uma Fuga é um thriller político passado em 1977 em Buenos Aires durante a ditadura argentina. Um grupo a serviço do governo militar seqüestra Claudio Tamburrini, goleiro de um time de futebol de pouco destaque, e o leva para um centro de detenção clandestino conhecido como a Mansão Seré. Nessa espécie de manicômio sem regras, onde vários jovens convivem à espera de que seus destinos sejam decididos, Claudio conhece Guillermo. Após quatro meses de cativeiro, Claudio, Guillermo e outros dois companheiros de quarto, Huguito e Gallego, armam uma fuga pulando no vazio em meio a um temporal. É aí que o futuro deles começa.
Confira a programação completa do Ciclo entre Golpes (d) e Estado:
20/10 - Batismo de Sangue (Brasil, 2007)
Direção: Helvécio Ratton
Comentários: Dr. Fabrício Monteiro Neves (UFSM)
27/10 - Desaparecido (Missing, EUA, 1982)
Direção: Costa Gavras
Comentário: Dr. Reginaldo Teixeira Perez (UFSM)
As sessões e os debates acontecem todas as quartas-feiras no Auditório da Cesma, às 19h.
A entrada é franca.
Assessoria de Comunicação Cesma
CESMA / Cineclube Lanterninha Aurélio / Cesma Vídeo/ Cesma Café
55 3222-8544 - Ramal 220
CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda.
Rua Professor Braga, 55