quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Comunidade Cultural unida em solidariedade às vitimas do Rio


Com o objetivo de participar da ação iniciada pela Defesa Civil e Secretaria de Administração do Estado, a Secretaria da Cultura, junto com o gabinete da primeira dama, Sandra Genro, mobiliza os representantes da comunidade cultural em uma grande ação solidária, o SOS RIO, CULTURA.
No próximo dia 31, segunda-feira, das 12h às 22h uma série de atividades artísticas culturais vão ser realizadas na Casa de Cultura Mario Quintana, que abre especialmente para o evento. A participação será mediante a doação de água mineral, produtos de higiene pessoal ou de limpeza.
Pocket shows, música, dança, cinema, exposição de arte, tudo liberado.
Ao meio-dia sairá um cortejo circense da esquina democrática em direção à Casa de Cultura. O cortejo se repetirá às 18h.
A peça Os Homens de Perto, com Zé Victor Castiel, Rogéri Beretta e Oscar Simch está na programação, bem como Ondina e Tufone, espetáculo de clown. Nomes da música como Nei Lisboa,  Frank Jorge, Hique Gomes, Bebeto Alves, Borghetinho, Neto Fagundes, Dúnia Elias, Shana Muller, Cristina Sorrentino, Roda de Choro, Samuel do Acordeon, já estão confirmados. Nas atrações de circo as presenças de My House,Grupo Thol, Garga, Performance de Perna de Pau, Bonecos Gigantes, teatro de bonecos e muito mais. O encerramento será com espetáculo de luzes e música com a DJ  Bia Werther.
A Biblioteca Pública do Estado participa da atividade SOS Rio com uma exposição de livros e vídeo sobre 150 anos do Padre Landell de Moura, porto-alegrense, inventor do rádio, telefone sem fio e telégrafo sem fio. O evento será no hall da Biblioteca, no terceiro andar da CCMQ, ala leste. O setor de pesquisas e leitura do terceiro andar permanecerá aberto para os usuários na segunda, das 12 ás 18 horas.
Nas salas de Cinema a programação será : "Tropa de Elite 2" - na Noberto Lubisco às 16h30min; "Você vai conhecer o homem e seus sonhos", na Eduardo Hirtz às 17h e "O Garoto de Liverpool" às 17h30min na Paulo Amorim.
Nesse dia também serão recebidas, no Museu de Arte Contemporânea, obras de arte que vão ser leiloadas, em fevereiro,  e toda a renda será  revertida às vitimas da enchente na serra carioca.
A sonorização dos espetáculos musicais tem o apoio da Vento Norte e da ZeroDB através dos técnicos Celito Borges e Rafael Pacheco. E a Clara Luz  vai colaborar com a iluminação.

Maria Emilia Portella
Coord. Comunicação- Secretaria de Estado da Cultura
Av. Borges de Medeiros 1501, 19° andar,
CEP 90119-900- Porto Alegre- RS
(51) 3288.7506
(51) 8421.2716
www.cultura.rs.gov.br