quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pré-Estreia Inaugura parceria cultural entre RS e Uruguai


    A produção uruguaia MAL DÍA PARA PESCAR, inédita em Porto Alegre, ganha uma sessão de pré-estréia nesta terça-feira (dia 21 de junho), às 19h, na Sala Norberto Lubisco (térreo da Casa de Cultura Mario Quintana – Andradas, 736). A exibição marca o início da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS), e o Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai (Icau). Este intercâmbio é resultado de uma política de aproximação entre os governos do Rio Grande do Sul e do país vizinho e na qual, segundo o próprio governador Tarso Genro, o setor audiovisual terá um papel de destaque. A sessão desta terça-feira também anuncia, oficialmente, a realização da 1ª Mostra de Filmes Contemporâneos Uruguaios e do 1º Seminário de Produção e Cooperação Cinematográfica no Mercocul. As atividades serão realizadas na Cinemateca Paulo Amorim em setembro, com a presença de produtores e realizadores dos paises do Conesul e com apoio do Fórum Entre Fronteiras.

    A pré-estreia de MAL DÍA PARA PESCAR ainda se insere na homenagem que o governo do Rio Grande do Sul presta ao general Artigas, o grande herói da história do Uruguai nascido há 247 anos. Entre as atividades que marcam a aproximação entre os dois países está a inauguração de um busto do general Artigas na Praça da Alfândega, no centro histórico de Porto Alegre, e um coquetel de confraternização das representações do Brasil e Uruguai na Casa de Cultura Mario Quintana.

    MAL DÍA PARA PESCAR é um filme do diretor Alvaro Brechner, de 2009, que participou da Semana da Crítica no Festival de Cannes e ganhou vários prêmios da Associação de Críticos do Uruguai, incluindo melhor filme, direção, ator, roteiro e fotografia. A história gira em torno de um lutador europeu que está em final de carreira e busca uns trocados fazendo apresentações por vilarejos da América do Sul. Seu empresário insiste em apresentá-lo como um atleta extraordinário e invencível, nem que para isso tenha que enganar o público e aplicar pequenos golpes. É uma trama que aborda temas como a amizade e a lealdade, sem deixar de lado a melancolia e o humor tipicamente uruguaios. MAL DÍA PARA PESCAR será exibido na versão original e a sessão tem entrada franca. 

Jornalista responsável: Mônica Kanitz (MTb 8103)
Cinemateca Paulo Amorim - Espaço Banrisul de Cinema
Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre
Fone (51) 3226.5787
www.ccmq.com.br