quarta-feira, 7 de setembro de 2011

1ª Mostra de Filmes Uruguaios Contemporâneos

1ª MOSTRA DE FILMES URUGUAIOS CONTEMPORÂNEOS
PROGRAMAÇÃO DE 8 A 15 DE SETEMBRO DE 2011
Cinemateca Paulo Amorim - Casa de Cultura Mário Quintana - Sala Eduardo Hirtz
Porto Alegre - RS - Brasil

REUS (Brasil – Uruguai, 2010). Direção de Eduardo Piñero e Alejandro Pi, com Camilo Parodi, Micaela Gatti, Alberto Acosta, Walter Achandy, Gabriel Villanueva e Nestor Monasterio. Policial.

No mítico bairro de Reus, em Montevideu (Uruguai), duas famílias brigam pelo poder nas ruas. Com o tempo, a situação para os vizinhos torna-se quase insustentável. Uma morte e a nova droga do momento quebram os velhos códigos de ética do bairro. Tumanes, traficantes de drogas e comerciantes judeus começam a se enfrentar e a guerra no local está prestes a acontecer.

* Dia 8 de setembro, às 19h, na Sala Eduardo Hirtz


LA VIDA ÚTIL (Uruguai – Espanha, 2010). Direção de Federico Veiroj, com Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril, Paola Venditto.

Nos últimos 25 anos de sua vida, Jorge trabalhou no departamento de arquivos da Cinemateca de Montevideo, montando a programação de filmes, dando suporte técnico e comandando um programa de cinema em uma estação de rádio. Um dia, entretanto, Jorge perde o emprego e precisa se adaptar a um novo mundo. Mas, seja como for, Jorge percebe que são justamente os filmes que irão ajudá-lo a sobreviver.

* Dia 9 de setembro, às 19h, na Sala Eduardo Hirtz


JAMÁS LEI A ONETTI (Uruguai, 2010). Direção de Pablo Dotta. Documentário.

Homenagem ao escritor uruguaio Juan Carlos Onetti (1909-1994), o filme aborda suas obras e sua personalidade através de entrevistas, palavras, desenhos e música. Além disso, interroga sobre o processo criativo do escritor e sua importância no cenário cultural uruguaio.

* Dia 10 de setembro, às 19h, na Sala Eduardo Hirtz


MAL DÍA PARA PESCAR (Uruguai - Espanha, 2009). Direção de Alvaro Brechner, com Gary Piquer, Jouko Ahola, Antonella Costa, César Troncoso. Drama.

Jacob Van Oppen, um decadente campeão de luta livre da Alemanha Oriental, e seu empresário Orsini, que se auto intitula “O Príncipe” viajam por cidades pequenas da América do Sul organizando espetáculos de luta livre. Ao chegarem na cidade de Santa Maria no Uruguai, eles são recebidos com entusiasmo graças ao apoio do jornal local. Sempre engenhoso, Orsini sabe como encontrar o combatente digno para Oppen, mas a “pesca” em Santa Maria pode leva-lo a encontrar algo que ele não esperava.

* Dia 11 de setembro, às 19h, na Sala Eduardo Hirtz


SESSÃO DE CURTAS-METRAGENS – exibição dos filmes Nuestra Hospitalidad, dos diretores Joaquín Peñagaricano e Pablo Abdala; Mojarra, de Stefano Tononi; El Cuarto Reino, de Guillermo Kloetzer. Estas produções foram premiadas no Concurso Nacional de Projetos de Cinema e Audiovisual promovido pelo ICAU (Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai).

* Dias 13 e 15 de setembro, às 19h, na Sala Eduardo Hirtz


MUNDIALITO (Brasil – Uruguai, 2010). Direção de Sebastian Bednarik. Documentário.Em 1980, é realizada em Montevidéu a Copa de Ouro, torneio que reuniu os campeões mundiais de futebol. Conhecido como Mundialito, o próprio Uruguai saiu vencedor. A partir de entrevistas com historiadores, cientistas políticos e depoimentos de diversos dos envolvidos, o filme questiona se a competição teria sido planejada pelo regime militar para legitimar o governo e fortalecer sua imagem junto à população.

* Dia 14 de setembro, às 19h, na Sala Eduardo Hirtz

As sessões são em DVD, com entrada franca.

Promoção:
Sedac - Secretaria de Estado da Cultura
Iecine - Instituto Estadual de Cinema do RS
Cinemateca Paulo Amorim

Apoio:
Icau - Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai
Fórum Entre Fronteiras
Casa de Cultura Mário Quintana