segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Janeiro 27 no Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana

Documentário Janeiro 27 será exibido no
Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana,
um dos principais festivais de cinema do mundo

Como parte da parceria do Festival de Cinema de Gramado com o “Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano” em Cuba, acontece uma mostra de filmes fora de competição. O Documentário Janeiro 27 foi selecionado para participar desta mostra a partir do convite dos dois festivais. A exibição acontece em 08 de dezembro, às 20h, no Cine Infanta.

Para realizar uma reflexão sobre o tema e homenagear vítimas, sobreviventes e familiares da tragédia de Santa Maria foi realizado o documentário “Janeiro 27” pela produtora Accorde Filmes de Porto Alegre, com direção de Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento.  

Participar de um dos principais festivais internacionais demonstra o quanto temos que refletir sobre o tema e o quanto o documentário pode colaborar. Não podemos deixar cair no esquecimento”, relata Nascimento.

O filme traz depoimentos de pais e sobreviventes da tragédia na cidade de Santa Maria, ocorrida em 27 de janeiro de 2013, na boate Kiss, que vitimou 242 jovens, ao mesmo tempo em que reflete o tema a partir da perspectiva de pais e sobreviventes de dois casos muito similares, a boate The Sation, em Rhode Island, acontecido em 2003 no EUA e a boate Cromagñón, ocorrido em 2004 em Buenos Aires, na Argentina.

O documentário foi realizado após o pedido, para Cassol e Nascimento, dos pais Adherbal Ferreira e Sergio Silva, integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). A ligação dos diretores com a cidade é muito forte. Luiz Alberto, atualmente morando em Porto Alegre, é natural de Santa Maria e coordena um Festival de Cinema todos os anos em sua cidade natal e, Paulo Nascimento, hoje residindo em São Paulo, residiu e realizou seus estudos em Santa Maria.

O filme não aborda aspectos da investigação ou questões jurídicas. Nunca tivemos essa intenção, pois não temos conhecimento para isso. Nossa opção foi muito bem definida: queríamos ouvir, dar voz aos pais e sobreviventes, tentar entender, na medida do possível, como eles enfrentaram e enfrentam o ocorrido”, afirma Cassol. 

O ator Leonardo Machado se somou a Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento na produção do filme e, com o argumento, que também é a sinopse “Para que nunca mais aconteça. Não ao esquecimento”, a equipe, totalmente voluntária, realizou o documentário.

O Janeiro 27 é um grito de não ao esquecimento. Não podemos aceitar que isso se repita. É a forma que temos, a partir do nosso trabalho na área do cinema, de poder colaborar, de alguma forma, para não acontecer novamente. É algo que não podemos aceitar”, relata o cineasta Paulo Nascimento.

O documentário foi exibido pela primeira vez durante o Congresso Internacional Novos Caminhos, em janeiro de 2014, promovido pela AVTSM.

Tínhamos um compromisso com os pais de fazer a exibição como eles pediram, um ano depois do trágico ocorrido. Exibimos em Santa Maria e foi um momento de muita emoção. Nossa forma de poder fazer algo para que tragédias assim não voltem a acontecer é através do documentário.” afirma o diretor Paulo Nascimento.

Depois da primeira exibição em Santa Maria o documentário está recebendo convites para exibições comentadas em festivais e mostras de cinema, sempre fora de competição a pedido dos diretores. Recentemente, foi apresentado na  Argentina, durante o Festival Internacional “Oberá em Cortos” e no “Festival Latino-Americano de Lapacho”. No Brasil recentemente foi exibido no “Festival Santa Rosa Mostra Cinema” e no estado de Santa Catarina, em vários Institutos Federais de Educação, com a presença de professores e alunos. Numa das exibições houve debate com a presença do Presidente da AVTSM, Adherbal Ferreira e do diretor Luiz Alberto Cassol.

No 42º Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino, em agosto, o documentário foi exibido em sessão especial na noite da segunda-feira (11), com a presença de pais, familiares e equipe do filme. A sessão teve um destaque especial, pois foi a primeira exibição do filme na íntegra, contendo o  depoimento de Victoria Eagan, sobrevivente da tragédia da boate The Station. Para os produtores o depoimento permite que o tema pudesse ser mais abrangente em sua reflexão.

Para Adherbal Ferreira, Presidente da AVTSM, as exibições “fazem com que as pessoas pensem sobre o que aconteceu e para que outros pais não sofram o que sofremos. Não queremos o esquecimento. O filme não é para lembrar a tragédia é para lembrar nossos filhos, homenagear eles, amenizar um pouco a dor.

Ficha Técnica Janeiro 27 – Realização Accorde Filmes

Direção: Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento

Produção Executiva: Leonardo Machado, Luiz Alberto Cassol, Marilaine Castro da Costa, Paulo Nascimento

Direção de Fotografia: Alexandre Berra

Montagem e Finalização: Lucas Tergolina, Marcio Papel

Direção de Produção: Juliane Fossatti

Produção Argentina: Martin Viaggio

Argumento: Luciano Ribas, Luiz Alberto Cassol, Paulo Nascimento

Trilha Sonora Original: Felipe Vieira, Jonts Ferreira

Mixagem e Finalização de Som: Bossa

Câmeras: Alexandre Berra, Leonardo Machado

Câmeras adicionais: Josias Salvaterra – Mano, Lucas Tergolina

Cenas Aéreas: Finish Produtora

Cenas Adicionais: Christian Lüdtke, Evandro Rigon, Rafael Rigon

Som Direto: Josias Salvaterra – Mano, Renan Casarin

Desgin Gráfico: Luciano Ribas

Tradução Espanhol: Ane Siderman

Tradução Inglês: Juliane Fossatti

Produzido por Leonardo Machado, Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento

Agradecimentos:
- Aline Bastos D´Ávila
- Guilherme Pires Caron
- Leonardo Peixoto
- Ralfe Cardoso
- Rosa Helena Wolk
- Télcio Brezolin
- Coordenação do 41º Festival de Cinema de Gramado

Agradecimentos Especiais:
- Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria – AVTSM
- Associação “Familias Por La Vida”
- Movimento Santa Maria do Luta à Luta
- Movimento Mães de Janeiro
- ONG Para Sempre Cinderelas

Realização:
- Accorde Filmes