sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Oficina do Cine Mais Cultura


Prezad@s,
divido o texto escrito pelo amigo Paulo Henrique Teixeira, sobre a gratificante experiência da oficina do programa Cine Mais Cultura que aconteceu nesse mês de agosto em Porto Alegre. Segue o texto.
****************************

Semana passada a equipe do Cineclube Lanterninha Aurélio realizou a oficina do Cine+Cultura em Porto Alegre com 56 participantes vindos de cidades diferentes dos 3 estados do sul do país.

“Norteado por demandas apresentadas em diálogos com a sociedade civil, o Ministério da Cultura, sob orientação do programa mais cultura, promove a ação Cine Mais Cultura. Através de editais e parcerias diretas, a iniciativa disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados pelo programa territórios da cidadania.”

A oficina de formação cineclubista teve um conteúdo extenso e ocupou todos os períodos da semana de 2 a 8 de agosto, no albert express hotel. O encontro ocorreu em regime fechado, ou seja, somente puderam participar os representantes das instituições contempladas pelo edital que estavam hospedados no mesmo local, comendo, bebendo, descomendo, compartilhando conhecimento da manhã à noite. Tipo, ninguém saiu e ninguém entrou. a equipe responsável pela produção e andamento da oficina foi formada por Francele Cocco, Francine Nunes, Fernando Krum, Luiz Alberto Cassol, Gilvan Dockhorn + eu. a produção foi feita pela Cocco e pelo Krum e o conteúdo por todos.

Agora começa o trabalho de acompanhamento, através de monitoria e relatórios, de todos os contemplados. outra etapa de pancadaria que deve durar 3 meses, pelo qual sou responsável.

Acredito que representamos bem o Cineclube Lanterninha Aurélio e a CESMA, além formar novos cineclubitas que batalhem pela democratização do audiovisual.

Veja mais em

Contato com o Diretor Regional do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, Gilvan Dockhor - 55 99076070
--
Paulo Henrique Teixeira
http://pauteixeira.wordpress.com/
55 96319219