quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Parabéns TV OVO: "Vídeos e letras reunidos em um só lugar"

Repasso texto recebido da Priscila Costa, da TV OVO de Santa Maria, RS. Parabéns pela iniciativa da Biblioteca do Audiovisual Sérgio de Assis Brasil. A TV OVO esteve sempre na vanguarda e este projeto é prova disso. A homenagem ao Sérgio é mais do que merecida! Parabéns.
******************
Vídeos e letras reunidos em um só lugar


Quem pensa que a TV OVO é somente cultura audiovisual, se enganou! Além da produção de vídeos, a TV também embarca no mundo das letras com a Biblioteca do Audiovisual Sérgio de Assis Brasil. A inauguração será realizada nesta sexta-feira, às 19h, na sede da TV OVO, localizada atualmente na Casa de Cultura.

O acervo é composto por livros, quase 500, e revistas. São publicações sobre os mais variados temas, que vão desde cinema, artes visuais, teatro a manuais técnicos e literatura. O conjunto de obras era chamado apenas de biblioteca, mas para o início da atividade externa, recebeu o nome de Biblioteca do Audiovisual Sérgio de Assis Brasil. Essa é uma singela homenagem da TV OVO ao cineasta santa-mariense que desenvolveu um importante trabalho no cenário audiovisual da cidade.

O projeto teve início em 2005, quando a TV OVO ganhou o primeiro edital de pontos do Ministério da Cultura e virou o Ponto de Cultura Espelho da Comunidade. Com o recurso previsto, foram comprados os primeiros livros que em seguida ganharam novos companheiros de prateleira, provenientes de doações dos colaboradores e de escritores que pela TV passaram. As obras já atendiam o público interno da associação e alunos do ponto, mas agora poderão ser acessadas pela comunidade, que poderá se associar e fazer empréstimos ou apenas pesquisa local.

No início, serão disponibilizados apenas materiais impressos e multimídia. Mas dentro de pouco tempo, produções da TV, de Santa Maria e de outros ponto de cultura do país serão incorporados ao acervo.

Logo após a inauguração da Biblioteca do Audiovisual Sérgio de Assis Brasil, os convidados poderão conferir uma exibição especial das produções da TV OVO, além de uma homenagem ao patrono da Biblioteca.