quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mostra Lume Filmes na Sala Eduardo Hirtz, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, RS

        A Cinemateca Paulo Amorim e a Associação de Críticos de Cinema do RS (Accirs) promovem, a partir desta sexta-feira (dia 7 de outubro), a Mostra Lume Filmes. O programa vai reunir, durante três semanas, alguns dos principais títulos da distribuidora Lume, que tem sede no Maranhão e vem se destacando no cenário nacional pelo lançamento de produções independentes e marcadamente autorais. Os filmes (longas e curtas-metragens) serão exibidos na Sala Eduardo Hirtz, que desde julho conta com a curadoria da Accirs.

Um dos destaques da Mostra Lume Filmes é a produção O MOINHO E A CRUZ, do polonês Lech Majewski, que venceu o I Festival Internacional Lume de Cinema. O filme é inédito nos cinemas de Porto Alegre, bem como o uruguaio HIROSHIMA, primeiro vôo solo de Pablo Stoll (que co-dirigiu Whisky), e um outro título polonês,
TUDO QUE AMO, de Jacek Borcuch. Estas três produções serão exibidas na primeira semana da mostra, em horários diários e alternados. Na semana seguinte, de 14 a 20 de outubro, estarão em cartaz TRIÂNGULO AMOROSO , do diretor alemão Tom Tykwer (de Corra Lola Corra), e a produção turca BRANCO COMO A NEVE, de Selim Gunes. A Mostra Lume Filmes ainda traz de volta o drama dinamarquês TUDO FICARÁ BEM, de Christopher Boe. Na terceira e última semana de exibição, voltam ao cartaz na Sala Eduardo Hirtz os três filmes preferidos do público.
Cada longa será acompanhado de um curta-metragem diferente, a maioria de origem francesa.
        

Fundada em 2000 pelo cineasta maranhense Frederico Machado, a Lume Filmes se transformou numa referência para os cinéfilos brasileiros, já que vem assumindo a distribuição de títulos autorais e de peças importantes da cinematografia mundial tanto no mercado de DVD quando no circuito comercial de salas de cinema. A Lume já distribuiu no mercado brasileiro, por exemplo, obras de diretores como David Lynch, Luis Buñuel, Yasujiro Ozu, R.W. Fassbinder, Akira Kurosawa, Miklos Jancso e Todd Solondz.

CONFIRA OS HORÁRIOS E FILMES DA PRIMEIRA SEMANA:


Sexta-feira – dia 7 de outubro
15h10min – HIROSHIMA (com o curta O Músico das Caixas D´Água)
17h10min – TUDO QUE AMO (com o curta Seis Peças Fáceis)
19h10min – O MOINHO E A CRUZ (com o curta Cartão Postal)



Sábado – dia 8 de outubro
15h10min - O MOINHO E A CRUZ (com o curta Cartão Postal)
17h10min - HIROSHIMA (com o curta O Músico das Caixas D´Água)
19h10min - TUDO QUE AMO (com o curta Seis Peças Fáceis)

Domingo – dia 9 de outubro
15h10min - TUDO QUE AMO (com o curta Seis Peças Fáceis)
17h10min - O MOINHO E A CRUZ (com o curta Cartão Postal)
19h10min - HIROSHIMA (com o curta O Músico das Caixas D´Água)

Terça-feira – dia 11 de outubro
15h10min – HIROSHIMA (com o curta O Músico das Caixas D´Água)
17h10min – TUDO QUE AMO (com o curta Seis Peças Fáceis)
19h10min – O MOINHO E A CRUZ (com o curta Cartão Postal)


Quarta-feira – dia 12 de outubro
15h10min - O MOINHO E A CRUZ (com o curta Cartão Postal)
17h10min - HIROSHIMA (com o curta O Músico das Caixas D´Água)
19h10min - TUDO QUE AMO (com o curta Seis Peças Fáceis)




Quinta-feira – dia 13 de outubro
15h10min - TUDO QUE AMO (com o curta Seis Peças Fáceis)
17h10min - O MOINHO E A CRUZ (com o curta Cartão Postal)
19h10min - HIROSHIMA (com o curta O Músico das Caixas D´Água)
Sinopses dos filmes:

O MOINHO E A CRUZ (The Mill and The Cross - Suécia/Polônia, 2010, 97 min). Direção de Lech Majewski, com Rutger Hauer, Michael York, Charlotte Rampling. Lume Filmes, 14 anos. Drama.


HIROSHIMA - UM MUSICAL SILENCIOSO (Hiroshima - 2009, Uruguai, 80min). Direção de Pablo Stoll, com Noelia Burle, Juan Andrés Stoll, Guillermo Stoll e Mario Stoll. Lume Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um musical mudo, baseado em fatos reais. Juan canta em uma banda de rock, mas não fala muito. À noite, trabalha em uma padaria e durante o dia desaparece. O filme acompanha Juan num destes dias, mostrando tudo o que acontece desde o momento em que ele acorda.

TUDO QUE AMO (Wszystko, co kocham - Polônia, 2009, 95 min). Direção de Jacek Borcuch, com Mateusz Kosciukiewicz, Olga Frycz e Jakub Gierszal. Lume Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Na primavera de 1981, em uma pequena cidade costeira na Polônia, quatro amigos decidem formar uma banda de punk-rock para tocar num festival de música de verão. O vocalista é Janek, um rapaz sensível do tipo poético, enquanto seu irmão, Staszek, é o baterista. Kazik usa a música para fugir dos problemas com o pai alcoólatra, enquanto Diabel vem de uma família. rica. Enquanto isso, trabalhadores fazem protestos por todo o país.

O MÚSICO DAS CAIXAS D´ÁGUA (Le Joueur des Citernes – França, 2010, 15min). Filme de animação de Emmanuel Gorinstein. Sinopse: Um homem idoso que vive em Nova Iorque conserta caixas d´água para conseguir tirar um som cada vez mais perfeito do seu violino.

SEIS PEÇAS FÁCEIS (Six easy pieces - Alemanha/Holanda, 2010, 10min). Direção de Reynold Reynolds. Sinopse: Filme experimental baseado no livro Six easy pieces de Richard P. Feynman, que explora várias artes: arquitetura, escultura, pintura, música, poesia e dança.

CARTÃO POSTAL (La Carte – França, 2010, 8min). Direção de Stefan Le Lay. Sinopse: Um jovem que vive em um cartão postal colorido se apaixona por uma mulher que vive em um cartão postal preto e branco.
Programação e divulgação: Mônica Kanitz (jornalista MTb 8103)
Cinemateca Paulo Amorim - Espaço Banrisul de Cinema
Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre, RS, Brasil
Fones (51) 3226.5787 - 9972.9096
www.ccmq.com.br