quinta-feira, 3 de abril de 2008

CESMA, Cinema, Inter-SM e Rádio, na Santa Maria da Boca da Monte

(foto Paulo Henrique Teixeira)

Desculpem. Esse será um texto bem pessoal. Então, fique a vontade para encerrar a leitura por aqui. Caso contrário....

Hoje, no final da tarde, em minha peregrinação pelos locais que gosto de estar quando volto para Santa Maria, cheguei a um de nossos principais espaços de cultura e educação da cidade: a CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda, que completa 30 anos em junho. Lá me sinto em casa. Não por participar de sua diretoria ou por estar diretamente ligado ao Cineclube Lanterninha Aurélio - projeto cultural da cooperativa. Me sinto em casa por que juntamente com os quase 40 mil associados, somos protagonistas de um projeto que deu certo.

Me orgulho do número 14362. O número de minha matrícula na cooperativa. Cooperativa que é orgulho dos santa-marienses e que espalha sócios por todo o planeta. Ver o mundo de forma cooperada, coletiva e com um pouco de anarquia é um legado que a CESMA deixa para sempre. Ela forjou essa maneira das pessoas se relacionarem. De trocarem idéias. De defender seus ideais. Tudo isso numa relação ondo todos podem participar.

Após saborear um capuccino no Cesma Café tive a grata notícia que todos os DVD´s do documentário "Faltam 05 Minutos", que estavam a venda na cooperativa, foram vendidos. Ou seja, cinema e futebol continuam fazendo a cabeça de muita gente.

Para quem não sabe, dirigi este documentário que trata da ascensão do Inter-SM à primeira divisão do Campeonato Gaúcho 2008, no histórico jogo contra o Pelotas, em setembro de 2007. Graças a equipe do curta-metragem conseguimos lançar esse DVD, produzido pela da Finish Produtora.

Agradeço muito a direção do Inter-SM, as emissoras AM da cidade e aos profissionais técnicos de cinema e vídeo que aceitaram participar dessa produção a partir da idéia de contar essa história pela ótica das narrações e comentários dos radialistas da cinco emissoras AM de Santa Maria, que fizeram a cobertura esportiva da partida.

Dessa forma conseguimos reverenciar assuntos apaixonantes: cinema, rádio e futebol. Mais do que isso. Conseguimos prestar uma justa homenagem ao Inter-SM e ao futebol santa-mariense também representando profissionalmente pelo Riograndense Futebol Clube.

Saber que os DVD´s que estavam disponíveis na CESMA foram vendidos - o valor é R$ 15,00 - significa que muitas pessoas aceitaram a proposta.

Esse documentário me causou muitas emoções e surpresas. A forma com que foi recebido em suas sessões de lançamento, tanto elogios como críticas, me causaram profunda alegria.

Também foi através do "Faltam 05 Minutos" que, após convite para uma entrevista para o blog Impedimento pude descobrir através de conversas por e-mail o jornalista Daniel Cassol, filho de um primo meu, Leonis Cassol. Daniel é neto do Amélio Cassol que era irmão de meu pai, Marcelino Luiz Cassol. E é para meu pai que dedico o documentário. Foi ele que me apresentou o rádio. E desde a infância descobri a emoção das transmissões esportivas. Com ele ouvi vários jogos. Muitos do Inter-SM e tantos outros do Grêmio, time que, também pelo legado de meu pai, admiro e torço. Então, o ciclo e as supresas da vida fizeram com que o futebol, o rádio e o cinema, me colocassem em contato com um parente que eu não tinha contato.

Se o prezado leitor quiser conferir a entrevista para o Impedimento é só acessar E o Inter-SM também tem o seu DVD.

Também disponibilizo aqui o texto que o Daniel escreveu sobre o DVD, com um nome muito criativo. Confira em ZYK.

No próximo domingo, 06 de abril, o Inter-SM tem uma nova jornada histórica contra o Sapucaiense. O Estádio Presidente Vargas estará lotado. Pela equipe santa-mariense estaremos todos vibrando e torcendo. E o desejo de todos nós é que na noite de domingo queremos estar muito felizes com um dos times da cidade entre as 04 melhores equipes de futebol do Rio Grande do Sul, em 2008.

CESMA, Cinema, Inter-SM e rádio. A jornada na Santa Maria da Boca do Monte sempre revela momentos que ficarão para sempre.

Já comprei meu ingresso e domingo vou torcer muito.