domingo, 6 de novembro de 2011

Três longas-metragens na Semana da Cultura Uruguaia na Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre



Três filmes uruguaios estarão na programação da SEMANA DA CULTURA URUGUAIA (de 7 a 10 de novembro), organizada pelo Governo do Estado dentro do projeto de integração com o Mercosul. As atividades são promovidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Uruguai, que desenvolveu um programa de integração cultural itinerante para celebrar os 200 anos da independência do Uruguai, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. A mostra de filmes conta ainda com o apoio do ICAU - Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai. Além das sessões de cinema, a Caravana da cultura da Fronteira vai apresentar atrações musicais, com tango e candombe, palestras e a exposição Borde Sur no MACRS. 
Os três filmes que serão exibidos na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim (térreo da CCMQ), em Porto Alegre, RS, são MUNDIALITO, de Sebastian Bednarik; MAL DÍA PARA PESCAR, de Alvaro Brechner; e JAMÁS LEÍ A ONETTI, de Pablo Dotta. Estes títulos estiveram na programação da I Mostra de Cinema Contemporâneo do Uruguai, promovida pela Sedac-Iecine em setembro, e foram muito elogiados pelo público. Os filmes serão exibidos na versão original, com entrada franca.
MUNDIALITO (Brasil – Uruguai, 2010). Direção de Sebastian Bednarik. Documentário.
Em 1980, é realizada em Montevidéu a Copa de Ouro, torneio que reuniu os campeões mundiais de futebol. Conhecido como Mundialito, o próprio Uruguai saiu vencedor.  A partir de entrevistas com historiadores, cientistas políticos e depoimentos de diversos dos envolvidos, o filme questiona se a competição teria sido planejada pelo regime militar para legitimar o governo e fortalecer sua imagem junto à população.

Sessão: terça-feira (dia 8/11), às 20h:
MAL DÍA PARA PESCAR (Uruguai - Espanha, 2009). Direção de Alvaro Brechner, com Gary Piquer, Jouko Ahola, Antonella Costa, César Troncoso. Drama.
Jacob Van Oppen, um decadente campeão de luta livre da Alemanha Oriental, e seu empresário Orsini, que se auto intitula “O Príncipe” viajam por cidades pequenas da América do Sul organizando espetáculos de luta livre. Ao chegarem na cidade de Santa Maria no Uruguai, eles são recebidos com entusiasmo graças ao apoio do jornal local. Sempre engenhoso, Orsini sabe como encontrar o combatente digno para Oppen, mas a “pesca” em Santa Maria pode leva-lo a encontrar algo que ele não esperava.
Sessão: quarta-feira (dia 9/11), às 20h
JAMÁS LEI A ONETTI (Uruguai, 2010). Direção de Pablo Dotta. Documentário.
Homenagem ao escritor uruguaio Juan Carlos Onetti (1909-1994), o filme aborda suas obras e sua personalidade através de entrevistas, palavras, desenhos e música. Além disso, interroga sobre o processo criativo do escritor e sua importância no cenário cultural uruguaio. 
Sessão: quinta-feira (dia 10/11), às 20h
  
Programação e divulgação: Mônica Kanitz (jornalista MTb 8103)
Cinemateca Paulo Amorim - Espaço Banrisul de Cinema
Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre - RS - Brasil
Fones (51) 3226.5787 - 9972.9096
www.ccmq.com.br