quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Curta-metragem baseado na crônica Stadtluft, de Luis Fernando Veríssimo, será exibido na I Mostra Internacional de Cinema de São Gabriel

Produção do curta-metragem “Nem Isso”.
Divulgação, setembro de 2105. 
Foto a esquerda, Fernando Moro
Foto a direita, Marcos Verza e Ricardo Paim
Créditos fotos: Rodrigo Ricordi


Curta-metragem baseado
na crônica Stadtluft, de Luis Fernando Veríssimo,
será exibido na I Mostra Internacional de Cinema de São Gabriel


Após o seu lançamento, o curta-metragem “Nem Isso” baseado na crônica “Stadtluft”, de Luis Fernando Veríssimo, com direção de Luiz Alberto Cassol e roteiro do crítico de cinema Celso Sabadin, começa agora sua trajetória em festivais, mostras e cineclubes.

Nem Isso”, que foi convidado para a I Mostra Internacional de Cinema de São Gabriel, é uma adaptação realizada por Sabadin e aprovada pelo próprio Veríssimo. O curta conta como as cartas trocadas por um casal em processo de separação, mudam radicalmente a vida de um motoboy. Gravado em Santa Maria, tem no elenco: Fernanda Moro, Marcos Verza, Patrícia Garcia, Ricardo Paim, Tania Bilhalva e Igor Oliveira Machado.

O filme tem a produção executiva de Carolina Bressane, Luiz Alberto Cassol, Marilaine Castro da Costa e Paulo Nascimento. A Direção de Fotografia é de Alexandre Berra, com Direção de Produção de Juliane Fossatti, Montagem de Lucas Tergolina e Trilha Sonora de Paulo Inchauspe.

Com duração de 07 minutos, é uma realização das produtoras Planeta Tela, Accorde Filmes e Filmes de Junho Produtora.

O mais novo curta dirigido por Cassol será exibido dentro da programação oficial do encontro cinematográfico, que acontece em 02 e 03 de outubro em São Gabriel. O organizador geral da Mostra, Humberto Petrarca, confirmou ainda a exibição de outros curtas dirigidos pelo cineasta. Entre eles estão “Doc 143”, “Fome de Quê?”, “Faltam 05 Minutos” e “Anônimos”, distribuídos dentro da programação, numa retrospectiva de alguns curtas que marcam a trajetória do diretor.

Para Cassol que lançou na mesma data, juntamente com “Nem Isso”, o longa documental “Edmundo”, que teve sua direção e roteiro e foi exibido na Mostra de Longas-Gaúchos no Festival de Gramado, essa é uma ótima oportunidade do acesso do público aos filmes lançados. Sou cineclubista e defendo visceralmente que os filmes cheguem até o público. Só assim podemos debater, receber críticas e análises dos trabalhos que as equipes se empenham tanto para realizarem. As produções tem que chegar até as pessoas, até o público, é só aí que um filme realmente está finalizado. Ter dois trabalhos que recém lançamos sendo exibidos de imediato em Festivais e Mostras é uma grande honra para todos da equipe e produtoras envolvidas nos projetos. Sou grato ainda pelo Humberto, organizador da Mostra de São Gabriel, proporcionar que outros curtas que dirigi cheguem até o público da mostra. Quero dialogar muito sobre essas produções”.

Serviço:
Exibição do curta-metragem “Nem Isso”
I Festival Internacional de Cinema de São Gabriel
03 e 04 de outubro de 2015
São Gabriel, RS, Brasil

Ficha Técnica:
Nem Isso”
(Curta-Metragem, Ficção, 07min, Brasil, 2015)
Sinopse: Um casal, um motoboy, uma carta.
Elenco: Fernanda Moro, Marcos Verza, Patrícia Garcia, Ricardo Paim, Tania Bilhalva e Igor Oliveira Machado

Direção: Luiz Alberto Cassol
Roteiro: Celso Sabadin
Produção Executiva: Carolina Bressane, Marilaine Castro da Costa, Paulo Nascimento e Luiz Alberto Cassol
Direção de Fotografia: Alexandre Berra
Montagem: Lucas Tergolina
Direção de Produção: Juliane Fossatti
Trilha Sonora e Desenho de Som: Paulo Inchauspe
Assistente de Direção: Joel Cambraia
Som Direto: Rudmar Marques Cardoso
Figurino e Arte: Ricardo Paim e Patrícia Garcia
Assistente de Câmera: Renan Casarin
Assistente de Montagem: Guilherme Pires Caron
Supervisão de Finalização: Marcio Papel
Material Gráfico: Luciano Ribas
Still: Rodrigo Ricordi
Divulgação: Planeta Tela
Produção e Realização: Planeta Tela, Filmes de Junho Produtora e Accorde Filmes

Apoio: Bovinus Churrascaria, Construtora NIMA, Fonzaço Restaurante, Hotel Umberto, Lucimar Casagrande Coiffeurs, Restaurante Augusto e Restaurante Vera Cruz