terça-feira, 15 de julho de 2008

Festival Oberá em Cortos


Está começando hoje, 15 de julho, o "Festival Oberá em Cortos - Encuentro Internacional de Realizadores". O encontro, realizado na Província de Misiones, nordeste da Argentina, tem direção geral de Axel Monsú, um entusiasta do intercâmbio de produções da região e da troca de idéias entre realizadores, críticos, público e pesquisadores.

A partir de 2007 o Festival Santa Maria Vídeo e Cinema - SMVC - firmou parceria com o Festival de Oberá. A proposta do encontro de Misiones vem ao encontro dos objetivos buscados pelo Festival de Santa Maria Vídeo.

No ano passado a prática desse intercâmbio gerou uma Mostra de produções de Misiones, exibida na programação do SMVC - dentro da Mostra Cinema Pelo Mundo - no Cineclube Lanterninha Aurélio - Centro Cultural CESMA. Quem teve a oportunidade de conferir a mostra viu obras de qualidade estética e narrativa, de curta e média-metragens, tanto documentais quanto ficcionais, demonstrando a força dessas iniciativas para o conhecimentos de culturas tão próximas e que, na maioria das vezes, não temos acesso.

Da mesma forma enviamos uma mostra do festival de Santa Maria para Oberá. Isso vai consolidando nossas parcerias e demonstrando a força das idéias coletivas e cooperativas.

Em 2008, mais uma vez os dois festivais irão trocar informações e mostras. Na próxima sexta, produções santa-marienses estarão na tela do Teatro de Oberá e da mesmo forma, em novembro, Oberá estará trazendo produções para Santa Maria.

Confira mais em www.oberaencortos.com.ar