quinta-feira, 26 de junho de 2008

O meu primeiro filme

O lançamento de um filme ou vídeo que produzimos sempre é um momento único para a equipe. Na segunda-feira aconteceu a primeira exibição do "Fome de Quê?", curta-metragem que dirigi e que marca uma estréia em 35mm, já que foi captado em vídeo e após o transfer ganhou os fotogramas da película. A partir da sexta-feira o filme entra em cartaz em Santa Maria, na Movie Arte Cinema, conjuntamente com o longa “Valsa para Bruno Stein”, do diretor Paulo Nascimento.

Independente dos conceitos de gostar ou não gostar da história de “Fome de Quê?” – o que cabe ao espectador - estou agradecido pelo fato da fruição que o filme despertou nos espectadores presentes na estréia. Esse momento único do contato do espectador com a grande tela, dentro da sala escura, produz as mais diferentes reações, externadas e tantas outras não. Muitas que ficam em nosso inconsciente e que não manifestamos. Outras conscientes que nem reagimos. A história de cada assistência a um filme é o momento de maior intensidade, de todo o tipo de reação.
O curta é o resultado coletivo do trabalho de muitos. São assim os filmes. Resultados da união de pessoas em torno de um trabalho.

“Fome de Quê” tem um significado muito especial. Trata-se de uma adaptação do conto "Cheiro de Terra", da Eluza Rafo, escrito em 2000, que desde a primeira vez que o li me arrebatou. Eluza também assina a produção executiva do filme.

Essa é à hora de agradecer todo o empenho e dedicação do ator Joel Cambraia. Os laboratórios de preparação do personagem, coordenados pela atriz Denise Copetti, fizeram com que ele se entregasse ao papel de Zé - na infância, Zezinho. Os exercícios e testes de câmera que pude fazer durante esses laboratórios criaram uma sinergia muito especial para que no dia da gravação o ator estivesse com o personagem pronto.

A parceria com o Christian Lüdtke, diretor de fotografia que participou do processo de finalização e também da produção executiva, e com o Gerson Rios Leme, autor da trilha sonora e desenho de som, foi muito importante para chegarmos a um resultado final de acordo com o que tínhamos pensado. Foram muitas conversas e reuniões estudando o roteiro e o processo após as gravações.

Tenho uma relação fortíssima com esse filme. Foram alguns anos de minha vida para fazê-lo chegar ao público. São 13 minutos que dedico a minha irmã Marcê Luisa, amiga e confidente, que faleceu em 1997. Também agrego a isso a relação direta e visceral que tenho com o curta onde convidei minha mãe para fazer a voz off da avó de Zezinho.

O mais legal do lançamento foi ver Maria Luiza, minha filha, com quatro anos recém completados correndo para todos os lados antes da sessão de estréia começar.

Agradeço para toda a equipe e a todos que me ajudaram a fazer o “Fome” chegar na tela.

Valeu.



Abaixo segue o release completo de divulgação do filme.

Assista nas salas do Movie Art Cinemas, no Santa Maria Shopping, às 16h45min, 19h e 21h o curta-metragem Fome de quê? conjuntamente com o longa-metragem Valsa Para Bruno Stein, de Paulo Nascimento.
 
****************************
 
Nessa sexta, 27 de junho, entra em cartaz em Santa Maria, o curta-metragem “Fome de Quê?”, dirigido por Luiz Aberto Cassol e   produzido em Santa Maria, pela Finish Produtora.
 
A exibição do curta-metragem ocorrerá antes da exibição do longa-metragem “Valsa para Bruno Stein”, do cineasta Paulo Nascimento.  A parceria oportuniza ao público conferir uma produção santa-mariense nas salas da Movie Art Cinemas, no 4º andar do Santa Maria Shopping.
 
****************************
 
Sobre “Fome de Quê?” (Brasil, 35mm, 2008)

O filme é uma adaptação de Cassol para o conto Cheiro de Terra, de Eluza Rafo. A história é um questionamento à indiferença da sociedade em relação aos que vivem nas ruas como apresenta a sinopse: “A sociedade acredita que eles nasceram assim... nas ruas. Zé é um deles. Ninguém sabe de sua vida. Todos vão e vêm e ninguém o vê. Ele tem passado. Têm fome. Fome de quê?”

O protagonista, Zé, é interpretado pelo ator santa-mariense, Joel Cambraia, que regrediu à infância de seu personagem em  laboratórios coordenados pela atriz Denise Coppetti e pelo diretor Luiz Alberto Cassol. Também participa do curta o filho de Joel Cambraia, o menino Igor Oliveira Machado.
 
As cenas externas foram realizadas no centro de Santa Maria, na esquina da Rua Venâncio Aires com a Av. Rio Branco, onde inúmeros figurantes participaram de algumas delas, coordenados por quatro produtores.

Fome de Quê? é uma adaptação do conto Cheiro de Terra, escrito em 1999 por Eluza Rafo que também divide o roteiro com Cassol.

O filme é uma realização da Finish Produtora com apoio da Lei de Incentivo à Cultura – LIC de Santa Maria.  
 
Ficha Técnica:
Adaptação do conto Cheiro de Terra de Eluza Rafo
 
Elenco: Joel Cambraia, Igor Oliveira Machado, Terezinha Doroty Brizola Cassol
Direção e Roteiro: Luiz Alberto Cassol
Direção de Fotografia: Christian Lüdtke
 
Direção de Produção: Carolina Berger
 
Montagem: Lucas Mori Flores
 
Trilha Sonora: Gerson Rios Leme
 
Finalização: Christian Ludtke e Evandro Rigon
 
Assistente de Direção: Bebeto Badke  e Éder Amaral de Castro
Continuidade e claquete: Dafne Pedroso

Preparação de Elenco, Figurino e Maquiagem: Denise Copetti
 
Operador de Câmera: Marcos Borba
Desenho de Som: Gerson Rios Leme
 
Chefe de Elétrica: Evandro Rigon
Assistentes de Elétrica:Marcelo Rech e Alexsandro de Oliveira
 
Still: Juliano Pacheco da Luz
 
Coordenação de Figuração: Ênio Savaris, Juliane Fossatti, Leonardo Roat, Luiz Fernando Marques e Rafael Sieg
 
Coordenação de Veículos em Cena: Ricardo Ravanello
 
Assistentes de Produção: Alexandre Soares, Andréia Zanuello, Daniel Leal, Giovane Novotny, Talia Rissman, Mateus dos Santos, Pedro Nascimento e Robson Brilhante
 
Transporte: Reni Aquino Schites - Itararé Tur
 
Material gráfico: Luciano Ribas, a partir da obra de Jaci Lüdtke
 
Produção Executiva: Christian Lüdtke, Eluza Rafo e Luiz Alberto Cassol