sábado, 6 de agosto de 2011

Secretaria de Cultura do RS anuncia edital para o cinema gaúcho


O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema, tem boas novidades para os cineastas e realizadores gaúchos.

Nesta sexta-feira, (5 de agosto), durante a cerimônia de abertura do Festival de Cinema de Gramado, o secretário Luiz Antonio de Assis Brasil anunciou, oficialmente, o Edital de Finalização para Longas-Metragens – Rio Grande do Sul Pólo Audiovisual.

A iniciativa vem suprir uma demanda antiga das entidades do audiovisual gaúcho, já que mais dez filmes estão há muito tempo em fase de finalização – faltando pouco para chegarem às telas dos cinemas.

O governador Tarso Genro recebeu a proposta com entusiasmo e declarou que o desenvolvimento do audiovisual no Rio Grande do Sul faz parte do seu plano de governo”, destaca o secretário Assis Brasil.

O edital faz parte de uma visão sistêmica para o desenvolvimento do setor. Com estes filmes prontos, o Rio Grande do Sul voltará a ocupar um lugar importante no cenário da produção nacional e internacional”, acrescenta Luiz Alberto Cassol, diretor do Iecine. Cassol também lembra que o prêmio chega num momento importante para a instituição, já que o Iecine está completando 25 anos e foi criado justamente para fomentar políticas públicas e pensar estratégias para o desenvolvimento do setor.

O edital tem um valor total de R$ 1,5 milhão, sendo que cada projeto poderá solicitar no máximo R$ 150 mil para finalização. Entre as contrapartidas solicitadas pelo governo do Estado, o filme deverá ser inscrito em festivais brasileiros e também em competições internacionais de pelo menos cinco países diferentes, além de estar disponível em cópias DVD com legendas em inglês e espanhol. As inscrições já estão abertas e o edital está disponível no site www.cultura.rs.gov.br

Texto: Mônica Kanitz