segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sessão de cinema marca 30 anos da morte de Glauber Rocha

Para lembrar os 30 anos da morte de Glauber Rocha (1939-1981), o Teatro Glênio Peres exibe, às 20 horas de segunda-feira (22/8), o drama Terra em Transe (1967), com direção e roteiro do cineasta. A entrada é franca. O teatro fica no 2º piso da Câmara Municipal de Porto Alegre, RS (Avenida Loureiro da Silva, 255).

A história do filme se passa na fictícia República de Eldorado. Paulo Martins é um jornalista idealista ligado ao político conservador em ascensão Porfírio Diaz e sua amante Silvia, com quem também mantêm um caso. Quando Porfírio se elege senador, Paulo se afasta e vai para a província de Alecrim, onde conhece a ativista Sara. Juntos eles resolvem apoiar o vereador populista Felipe Vieira para governador na tentativa de lançar um novo líder político, supostamente progressista. No elenco, Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Danuza Leão, Jofre Soares, Mario Lago, Flávio Migliaccio, Telma Reston, José Marinho, Francisco Milani, Modesto de Souza e Paulo César Peréio.

O cineasta
Nascido em Vitória da Conquista (BA), em 14 de março de 1939, Glauber de Andrade Rocha foi um dos integrantes mais importantes do cinema novo, movimento iniciado no começo dos anos 1960. Com o princípio de "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", deu uma identidade nova ao cinema brasileiro. Morreu na cidade do Rio de Janeiro em 22 de agosto de 1981.

Terra em Transe, um de seus principais filmes, chegou a ser proibido, mas foi liberado sob condições. Exibido no Festival de Cannes, o filme ganhou os prêmios Luis Buñuel e o da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica. Recebeu ainda prêmios e elogios na Suíça, em Cuba e no Brasil.

Informações sobre a sessão de cinema com o coordenador do Teatro Glênio Peres, Rafael Baião, telefone (51) 3220-4174. O teatro conta com estacionamento fechado e gratuito.

Fonte: Portal da Câmara Municipal de Porto Alegre.