sexta-feira, 6 de junho de 2008

7° SMVC - projetando a Sétima Arte nos 150 anos de Santa Maria


Pessoal, abaixo segue o release de divulgação do 7º Santa Maria Vídeo e Cinema. Acima o cartaz de divulgação que irá servir de base para todas as peças gráficas. A criação é do cartunista Joacir Xavier, o Jô, da Tríade Gestão de Imagem.

Nele estão retrados filmes e fases do cinema nacional, ambientadas para Santa Maria, no Largo da Locomotiva, onde está localizado a obra Vento Norte, da artista Ana Norogrando. A troféu do festival é uma réplica da obra de Norogrando.

Entre os filmes homenageados no cartaz está o longa-metragem santa-mariense Manhã Transfigurada, do cineasta Sergio de Assis Brasil. O filme será lançado em 2008.

***************************

7° SMVC - projetando a Sétima Arte nos 150 anos de Santa Maria

O Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) chega à sua sétima edição reafirmando seu principal objetivo: ser democrático, plural e independente. Democrático porque abre espaço para o acesso do público ao cinema. Plural pois apresenta através de sua programação e curadoria, as mais diferentes produções de curta, média e longa-metragem que abordam os mais variados temas. Independente pois abre espaço para filmes e vídeos de produtores independentes de todo o país e também exterior ao mesmo tempo em que é organizado e produzido por um grupo de pessoas apaixonadas por cinema.

Em 2008 o tema do festival é: 7° SMVC - projetando a Sétima Arte nos 150 anos de Santa Maria. Sintetizando uma homenagem do cinema ao momento da cidade. Santa Maria completa, no ano de 2008, 150 anos de emancipação. As peças gráficas foram criadas pelo cartunista Joacir Xavier, o Jô, e retratam fases do cinema nacional, ambientado em Santa Maria.

Neste ano, além da realização de mostras de filmes e vídeos no Theatro Treze de Maio, Praça Saldanha Marinho e Cineclube Lanterninha Aurélio – Centro Cultural CESMA, também estaremos realizando exibições em vários bairros de Santa Maria.

Também é característica do festival a realização da Mostra RodaCine e do Seminário Gaúcho de Cinema, em parceria com a Estação Cinema – Associação dos Profissionais Técnicos de Cinema e Vídeo de Santa Maria. Esse ano o Prêmio Estação Cinema volta a ser entregue para um técnico de Santa Maria e Região. O prêmio foi entregue uma única vez, em 2005, e o vencedor foi Evandro Rigon. Outra característica do SMVC são as oficinas, exposições e debates.

Uma das grandes novidades da nova edição é a realização da Mostra SMVC na Internet para filmes e vídeos com de até 02 minutos de duração, de diferentes temáticas e que podem ser enviados de qualquer país, legendados ou falados em português, espanhol, francês ou inglês. Dessa forma o festival abre cada vez mais espaço para as produções internacionais, reafirmando a busca pelo intercâmbio de realizadores.

As inscrições para a Mostra SMVC na Internet começarão em agosto apenas pela Internet e os vídeos inscritos serão selecionados pela curadoria da ONG Santa Maria Vídeo e Cinema e exibidos no site do festival.

A ONG Santa Maria Vídeo e Cinema é a entidade realizadora do Festival de Cinema Santa Maria. É uma entidade civil, sem fins lucrativos formada por pessoas que trabalham na coordenação e produção do festival desde sua primeira edição, em 2002. A ONG é formada por Carlos Alberto Badke, Clayton Renan Coelho, Christian Lüdtke, Luciano Ribas, Luiz Alberto Cassol, Marcos Borba e Orlando Fonseca.

Além do festival a ONG também promove e apóia a realização de mostras e oficinas. É parceira no projeto Cineclube Lanterninha Aurélio - Projeto Cultural da CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda e da Oficina de Vídeo – TV OVO. Em 2008 a Estação Cinema com o apoio do SMVC, lança o DVD Estação Cinema Vol 1, que tem uma seleção de curtas realizados por diretores da cidade e região.

A Mostra Competitiva, em 2007, teve um número recorde de inscritos, tanto na Mostra Nacional quanto na Mostra de Santa Maria e região. Foram 384 inscritos, sendo que 23 curtas-metragens de Santa Maria e região. As inscrições para as mostras competitivas de curtas do 7º Santa Maria Vídeo e Cinema podem ser feitas através do site www.smvc.org.br, entre 27 de maio e 27 de julho (data de postagem).

O festival deste ano acontece de 17 a 22 de novembro, de 2008, em Santa Maria, RS, Brasil.

****************************

7º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA - SMVC

Objetivo

Reafirmar a condição buscada desde a primeira edição, em 2002.
Ser democrático, plural e independente.



Tema

7° SMVC - projetando a Sétima Arte - nos 150 anos de Santa Maria

--
Santa Maria Vídeo e Cinema
www.smvc.org.br
Rua Baden Powell, 420
Santa Maria, RS, Brasil
CEP - 97110-120
+55(55) 8117 4546